|
Abstract |
Introdução: Refere-se ao tripé Biblioteca Escolar, Competências do Bibliotecário e a lei 12.244/10 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares. Reflete a situação conflituosa da realidade da maioria das Bibliotecas Escolares e a ausência do profissional Bibliotecário.
Objetivo: Almeja analisar a importância das competências profissionais desenvolvidas pelo Bibliotecário escolar. Indaga-se qual o pensamento e visão que os profissionais de Bibliotecas escolares, Bibliotecários ou não, possuem a respeito da Lei.
Metodologia: Utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva e com abordagem qualitativa, no qual o instrumento de pesquisa consistiu em um questionário, aplicado aos funcionários responsáveis pelas Bibliotecas Escolares participantes da pesquisa.
Resultados: Os profissionais atuantes nas bibliotecas das instituições investigadas possuem formação superior em variados cursos, onde de 20 bibliotecas, somente 10, contam com o profissional bibliotecário. Os entrevistados em sua maioria concordam com a importância de um bibliotecário formado e que a concretização da Lei 12.244/10 deverá ser fiscalizada, pois não se encontra regulamentada.
Conclusões: Considera-se que o profissional Bibliotecário muitas vezes sofre com os conceitos generalizados por parte daqueles que desconhecem a profissão. Porém, a Lei sugere uma expectativa de melhoria, isso se aplicada e requerida pelos cidadãos. |
|