toggle visibility Search & Display Options

Select All    Deselect All
 |   | 
Details
   print
  Record Links
Author (up) CASARIN, Helen de Castro Silva url  isbn
openurl 
  Title Potencializando o uso da biblioteca escolar e de recursos informacionais por alunos da 4ª série do ensino fundamental: experiência junto à rede municipal de ensino de Garça Type
  Year 2012 Publication Núcleos de Ensino da Unesp [recurso eletrônico] : artigos dos projetos realizados em 2011 Abbreviated Journal  
  Volume 5 Issue Pages  
  Keywords Biblioteca escolar. Ensino Fundamental. Pesquisa Escolar. Competência informacional. Fontes de informação.  
  Abstract Relata o trabalho desenvolvido junto a alunos de 4a série do ensino fundamental da

cidade de Garça/SP. Os objetivos gerais do projeto foram: Contribuir para o desenvolvimento das habilidades de manuseio de diferentes recursos informacionais, busca e uso da informação de forma consciente e ética por alunos da 4a série do ensino fundamental; Trabalhar a proposta de competência informacional com os professores envolvidos para que estes desenvolvam suas habilidades para busca e uso da informação e atuem com multiplicadores. A proposta do trabalho surgiu da solicitação da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Garça/SP, que havia criado uma rede municipal de bibliotecas escolares e queriam criar estratégias

que elas fossem de fato utilizadas por alunos e professores no processo de ensino

aprendizagem. O projeto foi desenvolvido em duas frentes: a) com os professores da 4a série do ensino fundamental, para que eles incorporassem em sua prática docente o uso de diferentes recursos informacionais e da biblioteca no processo de ensino-aprendizagem; e b) com alunos de uma das turmas da 4a série de ensino fundamental. O relato se atém a experiência com os alunos. Participaram do projeto três escolas da rede municipal de ensino que tinham as bibliotecas já implementadas. Inicialmente houve um diagnóstico das bibliotecas e foi um questionário para verificar a familiaridade dos alunos com recursos informacionais, a forma de acesso e a frequência de uso desses recursos. Em seguida passou-se a realizar semanalmente

encontros semanais de 50 minutos no horário de aula dos alunos na biblioteca das

escolas, nos quais eram realizadas atividades lúdicas relacionadas a diversos aspectos do uso de fontes de informação e dos recursos informacionais da biblioteca. Os resultados demonstraram que os alunos passaram a apresentar seus trabalhos de pesquisa escolar incluindo elementos importantes da estrutura de trabalhos desta natureza e cujos conteúdos não consistiam apenas em cópia de trechos, mas resumos de mais de uma fonte de informação, como é o desejável.
 
  Address  
  Corporate Author Thesis  
  Publisher Cultura Acadêmica; Unesp Place of Publication São Paulo Editor  
  Language Port Summary Language Original Title  
  Series Editor Series Title Abbreviated Series Title  
  Series Volume Series Issue Edition  
  ISSN ISBN 978-85-7983-383-0 Medium  
  Area Expedition Conference  
  Notes Approved  
  Call Number UFMG @ elained @ Serial 536  
Permanent link to this record
Select All    Deselect All
 |   | 
Details
   print

Save Citations:
Export Records: