toggle visibility Search & Display Options

Select All    Deselect All
 |   | 
Details
   print
  Record Links
Author (up) GUIMARÃES, Janaína url  openurl
  Title Biblioteca escolar e políticas públicas de incentivo à leitura: de museu de livros a espaço de saber e leitura Type
  Year 2010 Publication Abbreviated Journal  
  Volume Issue Pages 105  
  Keywords Leitura, Bibliote ca escolar, Políticas Públicas de Incentivo à Leitura, PNBE.  
  Abstract A biblioteca escolar é um espaço de grande potencial para o desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura, o que contribui para despertar a criatividade e

o senso crítico do aluno, sendo, portanto, um instrumento fundamental no processo de aprendizagem. Falar de biblioteca é falar de pesquisa, busca de informação, ampliação de conhecimentos e, consequentemente, leitura. A leitura é considerada

um processo de elaboração e verificação de hipóteses que levam à construção de uma interpretação. É justamente neste processo de leitura, descoberta e transformação da informação em conhecimento, que a biblioteca escolar surge como espaço rico

em recursos e possibilidades. A presente pesquisa está vinculada à linha de

pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” da Unesp – Univ. Estadual Paulista e é financiada pela CAPES. Tem como objetivo principal investigar se as políticas públicas de incentivo à leitura, especificamente o PNBE(Programa Nacional Biblioteca da Escola), têm contribuído com o acesso à leitura; a formação de leitores; a dinamização da biblioteca escolar.

Esta pesquisa possui um caráter qualitativo, pois envolve um contato direto entre o pesquisador e o objeto de estudo, desta forma, optei por realizar o estudo de caso em uma escola da rede municipal de Presidente Prudente/SP. Inicialmente foi feito um levantamento geral da atual situação das bibliotecas escolares deste município

, com relação à estrutura, acervo e acessibilidade. Em seguida, foram aplicados questionários com professores, coordenador e responsável pela biblioteca e realização de entrevista semi-estruturada com este último. Como resultados, a pesquisa aponta uma biblioteca escolar em condições precárias; profissionais sem formação específica para atuar neste espaço; falta de atividades voltadas para a leitura neste espaço. Situação que reforça a necessidade de capacitação dos professores e “bibliotecários” para o trabalho de mediação de leitura, principalmente dentro da biblioteca escolar.
 
  Address  
  Corporate Author Thesis  
  Publisher Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia Place of Publication Presidente Prudente Editor  
  Language Port Summary Language Original Title  
  Series Editor Series Title Abbreviated Series Title  
  Series Volume Series Issue Edition  
  ISSN ISBN Medium  
  Area Expedition Conference  
  Notes Approved  
  Call Number UFMG @ elained @ Serial 522  
Permanent link to this record
Select All    Deselect All
 |   | 
Details
   print

Save Citations:
Export Records: