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Author (up) MAYRINK, Paulo Tarcísio. openurl 
  Title A biblioteca escolar brasileira: da caracterização teórico-administrativa ao estabelecimento de diretrizes e padrões para sua organização e planejamento. Type
  Year 1991 Publication Abbreviated Journal  
  Volume Issue Pages 193  
  Keywords Bibliotecas escolares Brasil; Escolas – organização e administração .  
  Abstract A caracterização da biblioteca escolar em sua forma teórica, situando-a na administração escolar e posteriormente procurando definir diretrizes para sua organização e planejamento é realizada em três etapas distintas de estudo: 1) relação ensino de 1º e 2º graus e a biblioteca escolar: necessidade de uma sistematização do assunto; 2) A situação da biblioteca escolar ma microregião Alta Paulista: uma amostra da realidade brasileira; 3) Diretrizes ou padrões para a biblioteca escolar brasileira ?

1) Esboço histórico do sistema escolar brasileiro a partir de 1930, para se chegar à estruturação do ensino de 1º e 2º graus, e dentro deste, identificar a posição que a biblioteca escolar ocupa, apoiada em legislação. Encontrou-se na literatuta especializada a conceituação moderna de biblioteca escolar, que passa a ser parte integral do sistema educativo, participando de seus objetivos, metas e fins, servindo de apoio informativo a alunos, professores e comunidade circundante. 2) Um estudo de campo serviu de referência para se diagnosticar a situação da biblioteca escolar brasileira, utilizando-se como amostragem a Microrregião Alta Paulista, no Estado de São Paulo. Com base em opinião de alunos, professores e diretores de escolas, o diagnóstico aponta a precariedade dessas bibliotecas, havendo necessidade de melhorar de imediato as instalações físicas e equipamentos, o atendimento especializado e renovação e aumento de acervo. 3) A falta de definição de diretrizes e padrões para biblioteca escolar na literatura nacional exigiu uma busca na literatura internacional, levando a uma tendência preferencial pelo usos de diretrizes para serviços e funções. As proposições apresentadas para a biblioteca escolar brasileira foram canalizadas para formação de acervo, recursos humanos, áreas e serviços-fim, apresentando-se como modelo para formação e desenvolvimento de acervo um proposta de carta de aquisição.
 
  Address  
  Corporate Author Thesis Doctoral thesis  
  Publisher Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo Place of Publication São Paulo Editor  
  Language Português Summary Language Português Original Title  
  Series Editor Series Title Abbreviated Series Title  
  Series Volume Series Issue Edition  
  ISSN ISBN Medium  
  Area Doutorado em Educação Expedition Conference  
  Notes Orientadora: Profª Drª Anita Fávaro Martelli Approved  
  Call Number 027.8 M474b 1991 T Escola de Ciência da Informação Serial 260  
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