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Abstract |
Há quase três décadas, a pesquisa escolar foi incorporada ao ensino fundamental e médio como uma metodologia de ensino voltada à implantação e enriquecimento dos conteúdos curriculares e a literatura registra sua tendência em transformar-se no principal instrumento do processo educativo(Demo, 1998; Mello, 1998), o que tem exigido novas políticas e ações da atividade de referência das bibliotecas que atendem esta demanda. Para contribuir nesse processo de requalificação da pesquisa escolar, a Biblioteca Comunitária da UFSCar, implantou um serviço diferenciado de atendimento à clientela escolar, que abrange três ações processuais: a identificação dos usuários e de suas demandas informacionais, a ampliação de seu estoque informacional e o desenvolvimento de uma base de dados de referência, que integram uma opção de gerenciamento dirigida para a avaliação contínua da eficiência e eficácia dos serviços oferecidos, baseada na coleta e tratamento de dados de cada atendimento realizado. Os dados referentes ao nível e origem do aluno e à temática demandada amparam o desenvolvimento dos recursos informacionais, que incluem suportes convencionais e alternativos e as fontes de informação utilizadas para o atendimento à questão de referência são indexadas, registradas e armazenadas em uma base de dados específica denominada Base de Dados “Prajá”, para posterior recuperação e acesso em situação de referência similar. Essas ações são complementadas por uma reorientação metodológica na execução do processo de referência, que focaliza a educação do usuário para o uso da biblioteca e das fontes de informação. Pode-se afirmar que o serviço implantado renova e inova o modelo processual da atividade de referência para o atendimento de estudantes do ensino fundamental e médio, ampliando sua dimensão informacional, avaliativa e educativa. |
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