|
ABREU, V. L. F. (2002). A coleção da biblioteca escolar. Belo Horizonte: Autêntica.
|
|
|
ABREU, V. L. F. et al. (2002). Diagnóstico das bibliotecas escolares da rede estadual de ensino de Belo Horizonte – MG. Fortaleza: Associação dos Bibliotecários do Ceará.
Abstract: Diagnóstico das bibliotecas da rede estadual de ensino de Belo Horizonte – MG, com o objetivo de identificar suas condições de funcionamento, usuários, recursos informacionais, serviços e recursos humanos. Foi utilizada a metodologia Martucci e Milani, desenvolvida para o diagnóstico das Bibliotecas da rede estadual de ensino de São Carlos – SP. Foram pesquisadas 195 escolas, das quais possuem biblioteca em atividade regular, ocupando em sua maioria salas de uso exclusivo.
|
|
|
ABREU, V. L. F. G., et al. (2004). Diagnóstico das bibliotecas escolares da rede estadual de ensino de Belo Horizonte – MG: a situação dos acervos. (Vol. 9). Florianópolis. Retrieved November 10, 2024, from http://www.encontros-bibli.ufsc.br/regular.html
Abstract: Apresenta resultados de pesquisa sobre o acervo de bibliotecas escolares da rede estadual de ensino de Belo Horizonte – MG, na perspectiva da quantidade de materiais disponíveis para uso dos alunos. Os dados, obtidos por questionário respondido pelos responsáveis por 63 bibliotecas, mostram que a média de itens por aluno é de 3,56. Poucas bibliotecas possuem computadores ligados à Internet, e em apenas uma escola os computadores são utilizados pelos alunos. Na maioria das bibliotecas, os alunos costumam ser encaminhados, quando necessário, para outras bibliotecas: de escolas vizinhas, de universidades e, principalmente, para a biblioteca pública. A maioria dos responsáveis pelas bibliotecas considera seus acervos regulares ou bons, e boa a utilização pelos usuários.
|
|
|
ALBUQUERQUE, A. C. de, & BORGES, C. A. B. (2014). Pesquisa escolar: percurso de ação rumo ao conhecimento (Vol. 3). Londrina: Universidade Estadual de Londrina.
Abstract: Introdução: O presente trabalho busca apresentar a importância da biblioteca escolar, aprofundando-se as discussões já iniciadas sobre o tema. Ao mesmo tempo exibe a relevância da atuação do bibliotecário na busca da geração do conhecimento por meio da prática da pesquisa, da reflexão e da discussão.
Objetivo: Analisar por meio da literatura da área de ciência da informação, como o bibliotecário pode contribuir e incentivar a pesquisa na escola.
Metodologia: Pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura científica relacionada à temática sobre a pesquisa escolar e ao trabalho do bibliotecário. Levantamento de relatos de pesquisa e relatos de experiência sobre ações desenvolvidas com o objetivo de promover o estímulo à pesquisa.
Resultados: Nos vários relatos de experiência e de pesquisa analisados durante a pesquisa percebeu-se que o trabalho só surtiu efeito ou foi conduzido de forma satisfatória quando nela estavam envolvidos vários agentes: professor, aluno, bibliotecário, etc.
Conclusões: Quando se aborda as relações existentes entre a pesquisa, o bibliotecário e o conhecimento, são reveladas inúmeras implicações, as quais, trazidas pelos relatos compilados, devem ser consideradas como elementos basilares para a compreensão da importância de se implementar, no âmbito das bibliotecas escolares, ações concretas de estímulo à competência informacional.
|
|
|
ALBUQUERQUE, A. C. de, & TEDESQUI, C. A. (2014). Competências profissionais do bibliotecário escolar: reflexões a partir da Lei 12.244/10 (Vol. 3). Londrina: Universidade Estadual de Londrina.
Abstract: Introdução: Refere-se ao tripé Biblioteca Escolar, Competências do Bibliotecário e a lei 12.244/10 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares. Reflete a situação conflituosa da realidade da maioria das Bibliotecas Escolares e a ausência do profissional Bibliotecário.
Objetivo: Almeja analisar a importância das competências profissionais desenvolvidas pelo Bibliotecário escolar. Indaga-se qual o pensamento e visão que os profissionais de Bibliotecas escolares, Bibliotecários ou não, possuem a respeito da Lei.
Metodologia: Utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva e com abordagem qualitativa, no qual o instrumento de pesquisa consistiu em um questionário, aplicado aos funcionários responsáveis pelas Bibliotecas Escolares participantes da pesquisa.
Resultados: Os profissionais atuantes nas bibliotecas das instituições investigadas possuem formação superior em variados cursos, onde de 20 bibliotecas, somente 10, contam com o profissional bibliotecário. Os entrevistados em sua maioria concordam com a importância de um bibliotecário formado e que a concretização da Lei 12.244/10 deverá ser fiscalizada, pois não se encontra regulamentada.
Conclusões: Considera-se que o profissional Bibliotecário muitas vezes sofre com os conceitos generalizados por parte daqueles que desconhecem a profissão. Porém, a Lei sugere uma expectativa de melhoria, isso se aplicada e requerida pelos cidadãos.
|
|